top of page

O que é Compliance Trabalhista?

  • Foto do escritor: Gomes & Amaro
    Gomes & Amaro
  • 15 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jan. de 2020

O Brasil, tem protagonizado na mídia nacional e internacional, sobretudo na última década, escândalos de corrupção envolvendo os mais altos escalões do governo e de empresas.


Tais escândalos de ordem ética, provocou uma evolução positiva na legislação pátria, maiormente, com a edição, em 2013, da Lei Anticorrupção - a Lei 12.846, atualmente a maior referência em nosso ordenamento jurídico sobre o tema, inspirada pelas Convenções e normas internacionais sobre Compliance.


A Lei Anticorrupção que instituiu a responsabilização objetiva, administrativa e civil, se aplica a qualquer tipo de organização jurídica, às sociedades empresariais e às sociedades simples, personificadas ou não, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado, seja esta nacional ou estrangeira, quando da realização de atos lesivos contra a Administração Pública.


O Compliance, nessa conjuntura, desponta como uma ferramenta de repressão aos abusos de poder e aos escândalos de corrupção gerados pela má conduta das corporações.


Por conseguinte, mesmo as empresas que não negociem contratos diretamente com a Administração Pública, devem adotar as boas práticas de Compliance, determinadas não apenas pela legislação nacional, mas pelas normas internacionais, para não perderem oportunidades e garantir a competitividade da empresa, num cenário cada vez mais globalizado.


Embora a Lei Anticorrupção esteja direcionada para as questões comerciais, tributárias e criminais, é notório que tal regulamento busca a atuação com maior transparência, seriedade e ética em todas as camadas da empresa, incluindo as relações de trabalho.


Nesse contexto, o Compliance Trabalhista aparece como um conjunto de ferramentas multidisciplinar, que funciona como um guia de boas práticas, orientado pela Legislação Trabalhista, pelos Acordos Coletivos e Convenções Coletivas do Trabalho, Regulamentos Internos e Códigos de Condutas.


Mediante um conjunto de ações entre o jurídico trabalhista e a área de gestão de pessoas, o Compliance Trabalhista, tem como objetivo, evitar irregularidades, mitigar os riscos, reduzir passivos trabalhistas, gerar resultados financeiros, além de contribuir para melhorar e manter um ótimo clima organizacional pautado pela ética e confiança com seus stakeholders.


Os principais temas a serem observados em um programa de compliance dentro da área trabalhista estão ligados a um Código de Conduta, Políticas de Recursos Humanos voltadas aos processos de recrutamento e seleção, planos de cargos e salários, prêmios, rescisão de contrato de trabalho com entrevista de desligamento, diálogo com Sindicatos, uso e monitoramento das tecnologias no ambiente de trabalho, canais de denúncias e treinamentos contra assédio moral e sexual, trabalhos nas modalidades home office, intermitente, autônomo e terceirizados com processos de due dilligence de terceiros e fornecedores, adoção de ferramentas internacionais como KYE - Know  Your Employee, traduzido para o português como "Conheça seu Empregado", metodologia aplicada desde o processo de admissão até a demissão do empregado.


O Compliance Trabalhista torna-se cada vez mais indispensável para empresas que buscam transmitir ao mercado mais segurança, atrair e reter os melhores talentos, melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade e obter melhores resultados financeiros.


Por Cleber Gomes



 
 
 

Bình luận


Bình luận về bài đăng này không còn nữa. Hãy liên hệ chủ trang web để biết thêm thông tin.
bottom of page